UMA ABORDAGEM SOBRE A PESQUISA DE MERCADO

UMA ABORDAGEM SOBRE A PESQUISA DE MERCADO

Trata da discussão da importância da realização de pesquisas de mercado como ferramentas estratégicas para a tomada de decisão, mantendo ou fomentando o crescimento das empresas. Foco nas principais técnicas, suas utilidade e especificações.

Ana Lídia Camurça - Psicóloga e bacharel em psicologia social pela UFPE. Técnica em Metodologias Avançadas de Pesquisas Qualitativas pela ABEP. Conta com mais de 15 anos de experiência em pesquisas qualitativas, atuando como moderadora e analista de projetos na área política (acompanhamentos de campanhas eleitorais) e também na área de mercado. Em parceria com empresas de pesquisa e agências de publicidade de São Paulo e Recife, vem coordenando projetos e participando de estudos desde o planejamento, moderação de grupos e entrevistas individuais além de pesquisas etnográficas em diversos segmentos de mercado. Técnica especializada em projetos na área de Health Care e de hábitos de consumo com público infantil. Em 2011 fundou a Vértice Estratégia. Atua na linha de frente como Diretora Comercial sendo a principal responsável pela interface com cliente, entendimento de briefing e definição de escopo de projetos. Além da participação ativa nos projetos de pesquisa da empresa como moderadora e analista.

Maurício Garcia - sociólogo, formado pela FFLCH-USP e pós graduado em Marketing pela Fundação Escola de Sociologia e Política e pela ECA-USP, chegando a lecionar na duas instituições. Trabalha com pesquisas de opinião pública, mercado, política e comunicação desde 1991 quando entrou no IBOPE, onde até 2016 exerceu a função de Diretor Regional de Atendimento e Planejamento, atendendo clientes de todo Norte e Nordeste.


# SOBRE O CURSO

DIA DA AULA: 03/06; 10/06 e 17/06
LOCAL: 

Carga horária: 24 horas
Periodicidade: 3 sábados
Horário: 9h às 12h e 13h às 16h
Capacidade: 12 participantes

Objetivo geral
Nosso objetivo é possibilitar a reflexão acerca de diferentes conceitos de pesquisa de mercado (quantitativa e qualitativa) e permitir a escolha das estratégias eficazes de monitoramento da percepção do consumidor nas mais diferentes situações e perfis sociais, utilizando as informações obtidas como ferramenta dentro do processo de decisão, minimizando assim as consequências dos possíveis erros nas tomadas de decisão.

Objetivos Específicos
- Compreensão da evolução da pesquisa de mercado no Brasi
- Decidir a técnica de acordo com a necessidade \ demanda.
- A importância do briefing no inicio de um projeto.
- Compreensão das vantagens da pesquisa quantitativa.
- Quando e como utilizar
- A definição da amostra e a técnica de amostragem
- Entendimento acerca do método qualitativo.
- Quando e como utilizar
- As principais técnicas


# PARA QUEM É ESTE CURSO? 

Público Alvo
Profissionais de marketing, publicidade, administração, psicologia, ciências sociais ou áreas afins que estejam direta ou indiretamente relacionados com a tomada de decisões estratégicas na empresa.


# CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Um breve histórico da pesquisa de mercado
- De onde e quando começou essa ideia de pesquisar?
- Sua aplicação inicial
- A pesquisa no Brasil: o desenvolvimento.

As principais técnicas
- Diferenciações entre o método quantitativo e o qualitativo
- A importância do Briefing para o planejamento
- Estudo de caso

A técnica quantitativa
- A amostra – com definir
- Técnica de amostragem
- O processamento – SPSS ou outro programa?
- A leitura dos dados: como interpretar

A técnica qualitativa
- Quando usar e porque usar? Seus benefícios
- As principais técnicas de qualitativas? Quando e como usar?
- Focus Group – Grupos de Discussão
         Pesquisa de abordagem etnográfica
         Entrevista em profundidade
         O uso da semiótica
         O uso da técnica projetiva
         O uso de ferramentas on-line
         A análise em Pesquisa Qualitativa.

Haverá avaliação com base na prática vivenciada pelos alunos.


# CERTIFICADO

CLUB DO MKT SCHOOL - foi criado para enaltecer o conteúdo e a troca de experiências no ambiente acadêmico. Emitir certificados não está nem perto do que desejamos construir junto com você. Entendemos que a maior certificação será o conteúdo que será trocado entre os facilitadores e os participantes, assim como, o legado que tudo isso pode deixar para os envolvidos e para o mercado.
Mas, o certificado faz parte da regra do jogo, sendo assim, para você obter o seu, terá que ter aproveitamento de igual ou superior a 70%.

Nosso certificado poderá até ficar numa moldura em sua sala, mas nossa intenção real é que o conteúdo trocado permaneça em você, sendo aplicado no seu cotidiano.
 

# EXTRAS
#Coffee-breaks;
#Wifi;
#Após concluir o primeiro curso você ganha desconto exclusivo em todos os próximos cursos do CLUB DO MKT SCHOOL;
#Participação no grupo de ex-alunos no Facebook;
#Apresentação digital (PDF);
#Camisa do Club do MKT;
#Certificado (PDF).

OBS: Caso não ocorra o preenchimento mínimo do número de vagas, o valor da inscrição será devolvido.

Redes Sociais

Newsletter

Formas de pagamento

Segurança e Certificações