MARKETING E MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA.
A experiência de compra do consumidor tem sido o grande foco do varejo na melhoria do atendimento. Mas como tornar o ponto de venda vendedor por si só? Melhorando a exposição, a comunicação e aplicando técnicas de marketing e merchandising que tornem a gôndola uma grande vendedora.
Fagner Ikamaan - Superior em Administração com ênfase em gestão de negócios pela Faculdade Santa Helena; Pós-graduado em Marketing pela FCAP – UPE; Pós-Graduando em Inteligência de Mercado pela Facottur; Empreendedor; Executivo de marketing da Experts Pernambuco Consultoria; 11 anos de mercado com experiência em Gestão de Marketing para o varejo atuando 8 anos pela Nagem. Possui experiência também nos canais de venda corporativo, distribuição e e-commerce; Formação tecnológica em Desenvolvimento de software pelo Unibratec.
DIA DO CURSO: 04. 05 e 06/08/2017
LOCAL:
CARGA HORÁRIA: 20 Horas
PERIODICIDADE: sexta, sábado e domingo
HORÁRIO: sexta 19h às 22h / sábado e domingo 8h às 12h e 13h às 17h
TIPO DE CURSO: capacitação.
CAPACIDADE: 15 estudantes
OBJETIVO GERAL
O curso explica de que forma o consumidor se comporta no momento da compra, como a organização pode facilitar seu processo de escolha e como é possível conversar com ele a partir de técnicas mercadológicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Entender a importância do marketing e do merchandising para o ponto de venda
- Entender a importância na utilização do marketing e suas estratégias na atenção ao consumidor
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
O curso terá um convidado para falar sobre vitrine e mostrar exemplos no PDV.
Sábado pela manhã a aula será externa com visita a campo para visualização da teoria na prática. Serão 4 horas de visita técnica em 5 lojas de um Shopping Center da cidade.
# PARA QUEM É ESTE CURSO?
Estudantes e profissionais de comunicação e marketing, administração, profissionais do varejo e empresas que desejem atuar de forma mais estratégica e eficaz na comunicação no ponto-de-venda.
# CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DESENVOLVIMENTO DO CURSO
CONCEITOS
- Marketing?
- Merchandising?
- Promoção?
- Propaganda?
- Publicidade?
- Objetivos comuns de merchandising e promoção de vendas
- Ponto de venda (PDV)
PERCEPÇÃO VISUAL
- Visão do consumidor
- Posicionamento do produto
- Embalagem
- Visibilidade da embalagem
- Ponto de vista do consumidor
COMPRA POR IMPULSO
- Barreiras invisíveis que bloqueiam o impulso
- Ciência das compras impulsivas
ATMOSFERA DE COMPRA
- Layout da loja
- Comunicação
- Cor
- Som
- Luz
- Aroma
- Movimento
- Experiência de compra e os cinco sentidos
TÉCNICAS DE MERCHANDISING
- Na Comunicação
- No Layout de loja
- Na exibitécnica
- Vantagens de uma exposição benfeita
- Exposição e ambientação de linhas
- Disposição de produtos
- Pontos principais a serem observados em uma exposição
- Áreas negativas
- Áreas positivas
- Técnicas para exposição de produtos
- Arrumação em gôndola
- Locais para exposição
- Dicas para exposição
- Vitrinismo
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
- Atendimento ao consumidor – Principal ponto “da venda”
- Como encantar o consumidor
- Clientes como entende-los
MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA
- Pontos essenciais na criação
- Vantagens dos materiais
- Critérios básicos para obter o máximo de eficácia com o MPDV
- Procedimentos para a confecção de materiais de ponto de venda
- Estatísticas sobre merchandising
- Impacto dos materiais
- Displays
- Tipos de displays e seu uso
- Outros materiais de PDV
- Materiais especiais para o varejo
- Por que muitos displays não funcionam?
- Problemas que ainda persistem no varejo quanto aos materiais de PDV
MÍDIAS DIGITAIS PARA PONTO DE VENDA E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
- Ponto de venda, a mídia que mais cresce
- A força do varejo e do marketing
FUTURO DOS PDV E COMO SERÁ O MERCHANDISING
- Os PDVs dos futuros
- Qual a tendência para o marketing e merchandising no ponto de venda
- Como atrair o consumidor
OBS.: Avaliação se dará através do trabalho em grupo aplicando o conhecimento adquirido para ser ter mensuração do envolvimento do participante para com o conteúdo apresentado.
# CERTIFICADO
CLUB DO MKT SCHOOL - foi criado para enaltecer o conteúdo e a troca de experiências no ambiente acadêmico. Emitir certificados não está nem perto do que desejamos construir junto com você. Entendemos que a maior certificação será o conteúdo que será trocado entre os facilitadores e os participantes, assim como, o legado que tudo isso pode deixar para os envolvidos e para o mercado.
Mas, o certificado faz parte da regra do jogo, sendo assim, para você obter o seu, terá que ter aproveitamento de igual ou superior a 70%.
Nosso certificado poderá até ficar numa moldura em sua sala, mas nossa intenção real é que o conteúdo trocado permaneça em você, sendo aplicado no seu cotidiano.
# EXTRAS
#Coffee-breaks;
#Wifi;
#Após concluir o primeiro curso você ganha desconto exclusivo em todos os próximos cursos do CLUB DO MKT SCHOOL;
#Participação no grupo de ex-alunos no Facebook;
#Apresentação digital (PDF);
#Camisa do Club do MKT;
#Certificado (PDF).
OBS: Caso não ocorra o não preenchimento mínimo do número de vagas, o valor da inscrição será devolvido.